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sexta-feira, 11 de março de 2011

Cerato Koup: o forte é o visual


Veja esse cupê aí da foto e me diga se você não acha que ele voou na pista. O para-choque frontal tem uma grande entrada de ar, que lembra boca de tubarão – coisa de esportivo bravo. Mais uma dica: em vez de motor 1.6, como o Cerato sedã, o Koup recebeu mecânica 2.0 de duplo comando e 156 cavalos. A traseira tem extratores de ar – como nos superesportivos. E a lateral destaca as curvas de um belo cupê de duas portas e rodas de aro 17.

Mas aí a gente abre a porta e percebe que a maioria dos sinais de esportividade ficou do lado de fora. Por dentro, o Kia Koup é muito mais um veículo estiloso e confortável do que esportivo, apesar das pedaleiras de alumínio e das grandes borboletas para troca de marcha no volante. O câmbio automático, por exemplo, tem seis marchas, mas não oferece nem modo esportivo. E quando a gente aperta o botão de ignição ouve um ruído bem abafado, típico de automóvel que privilegia conforto.


Os pneus largos (215/45), cal;ados em rodas aro 17, garantem boa estabilidade nas curvas rápidas
Na pista, o Kia Koup comprovou as primeiras impressões obtidas na avaliação da edição de dezembro. Ele não tem desempenho para encarar o Civic Si (e também não anda tanto quanto o visual sugere), mas é um carro agradável, silencioso e muito bem acabado. Cumpriu a prova de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos.

Com câmbio manual, a história certamente seria diferente, mas a transmissão automática cobra em desempenho o que oferece em conforto. Na falta da tecla que aciona o modo esporte (comum mesmo em veículos automáticos sem pretensão esportiva), a programação mais “forte” é obtida quando se muda a alavanca para o modo manual. Nesse caso, automaticamente ocorre redução de uma das seis marchas. As mudanças também podem ser feitas pelas grandes alavancas no volante.

O 2.0 de comando duplo variável é bom, mas na pista o cupê foi contido na performance
Se não é tão puro-sangue como o visual e a cor insinuam, por outro lado o Koup é um carro agradável de dirigir. A posição ao volante é boa, e os comandos estão onde se espera que eles estejam: são intuitivos e de fácil alcance.

Como o Cerato sedã, o Koup não tem suspensão independente na traseira (eixo de torção), mas o modelo mostrou bom comportamento nas curvas, auxiliado pelas rodas aro 17 e pneus 215/45. Nas provas de frenagem, o cupê também se saiu dentro do esperado para um automóvel com disco nas quatro rodas e ABS: 80 km/h a 0 em 26,7 metros.

O painel tem revestimento macio e o acabamento é dos bons. A Kia informa que o modelo chegará recheado de itens de série, caso de airbags frontais e laterais (de cortina), ABS, controle de estabilidade (ESP), computador de bordo, ar-condicionado digital, partida sem chave, som com seis alto-falantes, etc. Falando neles, os dois falantes das portas têm moldura iluminada, que pode alterar a intensidade do brilho de acordo com o som. Particularmente, não vi muita utilidade nisso, mas meu filho certamente gostaria da brincadeira.

Apesar dos detalhes vermelhos e das pedaleiras de alum[inio, o interior do Koup é discreto
Embora seja um cupê de duas portas, o acesso ao banco traseiro é fácil, e o espaço atrás é decente. Isso porque o entre-eixos, de 2,65 m, é bom (igual ao do Cerato sedã). Mesmo utilizando a plataforma do sedã, o Koup é 5 cm mais curto (4,48 m) e 6 cm mais baixo (1,40 m). Outro ponto positivo está no porta-malas: para um cupê, os 357 litros (declarados) estão de bom tamanho. A Kia ainda não definiu a data do início de vendas do modelo por aqui. Embora não haja previsão de preço, estima-se que ficará em torno de R$ 80 mil.
Fonte:  AutoEsporte 

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