Pesquisa personalizada

terça-feira, 22 de março de 2011

Avaliação NA – Kia Soul 3 – Comportamento e consumo na estrada


Andamos muito mais com o Kia Soul na estrada do que geralmente fazemos com os modelos que avaliamos. A distância percorrida passou dos 1.000 quilômetros. Além de buscarmos ele em Itu, no interior de São Paulo, também fomos até o Rio de Janeiro com o modelo da Kia. Isso pois fui até lá buscar um Azera que acabei de comprar (a venda daquele Ford Mondeo foi até que rápida, em 15 dias levaram ele pra SP). Aliás, posteriormente faremos uma avaliação de uma semana com o Azera também.

O Soul se comporta bem na estrada, mostrando uma estabilidade exemplar, graças a suas rodas de 18 polegadas e pneus de perfil baixo. Infelizmente, o conjunto de pneus e rodas além de ser um dos destaques do carrinho, também é um de seus defeitos, pois com as estradas terríveis que temos, passar em buracos com o modelo é uma tristeza sem fim. A pancada é tão forte que você pensa que além de ter arrebentado o pneu e entortado a roda, também danificou a suspensão. Aí você desce do carro, olha pra cá, olha pra lá, e verifica que nada aconteceu. Mas a dor no coração continua. Um exemplo de trecho péssimo que pegamos foi uma pequena estrada de serra, que vai de Itajubá até Lorena, onde se entra na Dutra para ir até o Rio.

Comparando com o Citroen Aircross, a viagem é mais cansativa, pois não temos sensor de chuva no parabrisa, nem piloto automático e computador de bordo. A vantagem que o coreano apresenta é o cãmbio automático, que o Aircross não tem. O motor 1.6 16v de 126 cavalos do Soul o impulsiona bem, pelo fato de o Soul ter peso total na casa dos 1.200 e poucos quilos, mas infelizmente o câmbio automático compromete o bom motor que o Soul tem, fazendo com que as rotações caiam muito nas trocas de marcha. Tem momento em que o Soul berra bastante, por ter acabado de reduzir a marcha, para logo depois ficar em uma rotação baixa demais para manter a velocidade.


Acreditamos que a versão com câmbio manual tenha um desempenho bem melhor. De qualquer maneira, felizmente não estamos falando de um modelo com motor 1.6 e mais de 1.400 quilos, como o Aircross. Falando da vida a bordo do Soul, o espaço interno dele é muito bom, se analisarmos o porte do crossover. Temos espaço de sobra na frente, e ainda assim as pernas de quem vai atrás não tocam nos encostos de banco dianteiros. O acabamento do Soul, com seus bons encaixes, não apresentou quaisquer ruídos, mesmo ao andar em estradas com asfalto bem áspero. Nessas ocasiões o ruído vinha mais dos pneus Yokohama, que não são muito quietos. Sentimos apenas um pouco de ruído aerodinâmico nas frestas das janelas a partir dos 100 por hora, mas nada que irritasse.

Entre 100 e 120 km/h, as rotações ficam entre 3.000 e 3.500. Andando a 120 km/h, nota-se que o ruído do motor invade mais a cabine, e fica um pouco cansativo andar muito tempo nessa velocidade. Andamos com o ar-condicionado ligado o tempo todo, e a média do consumo de gasolina foi de 10,5 km/l. Nesse momento nota-se a grande diferença do consumo do Soul para o consumo do Cerato que testamos em outubro do ano passado. O Cerato conseguiu média de 13,1 km/l com gasolina e ar-condicionado ligado, na mesma média de velocidade de 110 a 120 km/h. Sem dúvida o formato menos aerodinâmico e o câmbio automático foram os vilões aqui.

No geral, sentimos que o Kia Soul é razoável para viagens longas, veredicto que seria bem diferente se ele contasse com apenas dois itens de série a mais: piloto automático e câmbio automático de cinco ou seis marchas.

Um detalhe positivo a respeito da Kia que vale a pena ressaltar foi que na viagem de volta a Itu, para devolver o Soul, pegamos um prego ou coisa parecida e um pneu furou. Usamos o pneu reserva, que pode ser usado em velocidades de até 80 km/h, e informamos a Kia sobre o que tinha acontecido, já esperando a conta salgada do pneu. Mas a empresa coreana, através da Juliana Lopes, do departamento de imprensa, nos informou que não teríamos de pagar nada, que eles trocariam o pneu sem custo. Ufa!
Fonte: NA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails