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sexta-feira, 18 de março de 2011

Avaliação NA – Kia Soul 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo


Buscamos o Kia Soul em Itu, na bela e impecavelmente bem cuidada sede administrativa da empresa coreana. O Soul que nos foi cedido não é Flex. (As primeiras unidades Flex estão no momento sendo usadas por revistas e jornais, além das ações promocionais na TV, como se vê frequentemente na Rede Globo, por exemplo.) Se trata de um Soul 2009/2010, prata, da versão mais completa, a U.153, com preço de tabela de 65.900 reais. Ou melhor, versão não e sim pacote de equipamentos, pois o Kia Soul é vendido no Brasil em versão única, a EX.
Pegamos o Soul com pouco mais de 15.000 km rodados e rodamos em torno de 1.500 quilômetros, entre interior de SP, Sul de Minas e Rio de Janeiro, bem como vários quilômetros percorridos dentro da cidade.

O Kia Soul, agora que é Flex, tem preços entre 52.900 e 65.900 reais. O confuso nome das versões mudou mais uma vez, e a U.153 não existe mais, sendo a U.163 sua substituta, custando também 65.900 reais. O Soul top de linha conta com rodas de 18 polegadas envoltas em ótimos pneus Yokohama e câmera traseira de ré. Dentre itens de série que se destacam, apenas isso. É claro que ele também tem espelho eletrocrômico, revestimento de couro no volante e no câmbio (se ele for mecânico) e retrovisores externos com aquecimento, mas estes itens não fazem valer uma etiqueta de mais de 65.000 reais.

Se você achar o preço de 65.900 reais muito alto, pode comprar a versão U.113, que é basicamente a mesma mas com câmbio manual, custando melhores 60.900 reais. Na versão que estamos avaliando, notamos a falta de equipamentos básicos nesta faixa de preço, como computador de bordo e piloto automático. Se o Citroen Aircross foi taxado de caro por muitos no quesito de preço, lembrem-se de que o francês pelo menos tem estes itens, e ainda entrega bancos em couro, sensor de chuva e de luminosidade, etc.


De uma maneira geral a sensação é de que a relação custo/benefício do Soul passa longe da do Cerato, pela falta de equipamentos de série e também por conta do acabamento de qualidade inferior. É claro que o acabamento é assunto para nossa próxima matéria, não essa.

Sobre as qualidades do Kia Soul: pelo menos em nossa opinião ele é um modelo que tem design mais bem acertado do que o Aircross. Em nosso gosto pessoal, gostamos mais de um modelo com rodas grandes e sem adereços aventureiros, que passa a impressão aos outros de que seu proprietário é uma pessoa moderna e de bom gosto. Mas é claro que pedimos para que você leitor do NA não se influencie com gosto pessoal de quem lhes fala.

Falando de maneira imparcial, o Kia Soul tem linhas ousadas, com faróis e lanternas que não entregam que o Soul tem um motor de apenas 1.6 litro e modestos 4,10 metros de comprimento. Falando do visual, se o Kia Soul tem uma boa briga com o Aircross no segmento em que se encontra, ele facilmente passa por cima de competidores como Volkswagen CrossFox, Renault Sandero Stepway, Fiat Idea Adventure e Ford EcoSport.

O desempenho? Bem melhor que o do Aircross, por conta dos 13 cavalos a mais e dos 120 quilos a menos. Entraremos mais em detalhes sobre o desempenho nas matérias da cidade e estrada. Poderia ser melhor, se o câmbio automático tivesse mais que quatro marchas. Ao passo que o Cerato tenha ganhado câmbio de seis marchas, o Soul continua com o automático de duas marchas a menos, mesmo na nova versão Flex.

KIA SOUL
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
MOTOR 1.6L
Tipo 4 cilindros em linha
Sistema de alimentação Injeção eletrônica sequencial
Cilindrada (cm3) 1.591
Comando DOHC ,16 válvulas CVVT (variável)
Taxa de compressão 10,5:1
Potência máxima (cv @ rpm) 124 @ 6.300
Torque máximo (kgm @ rpm) 15,9 @ 4.200
SUSPENSÃO
Dianteira
Traseira
Tipo Mc Pherson,
molas helicoidais e amortecedores a gás
Eixo de torção, molas helicoidais e
amortecedores a gás
DIREÇÃO
Tipo Elétrica
Raio de giro (m) 5,24
TRANSMISSÃO
Manual – 5 marchas
Automática 4 marchas controlada eletrônicamente -
Relação de transmissão 4 A/T 5 M/T
1 ª 2,919 3,615
2 ª 1,551 1,950
3 ª 1,000 1,370
4 ª 0,713 1,031
5 ª – 0,837
Ré 2,480 3,545
Final 4,619 4,056
FREIOS
Dianteiros Discos ventilados
Traseiros Tambor
RODAS Liga leve
Dianteiras/Traseiras 6,5Jx16 / 7Jx18
PNEUS
Dianteiros/Traseiros 205/55 R16 / 225/45 R18
CHASSI E CARROÇARIA
Carroçaria monobloco em aço estampado
DIMENSÕES DO VEÍCULO
Comprimento (mm) 4.105
Largura (mm) 1.785
Altura (mm) 1.610
Distância entre eixos (mm) 2.550
Bitola (diant./tras.) (mm) 1.565 / 1.575
Balanço traseiro (mm) 725
Balanço dianteiro (mm) 830
PESOS
Em ordem de marcha (kg) 1.287 1.267
Peso Bruto Total (kg) 1.700 1.680
OUTRAS ESPECIFICAÇÕES
Altura mínima do solo (mm) 165
Volume do porta malas (SAE) (l) Normal 340
Volume do tanque de combustível (l) 48
Número de ocupantes 5
Fonte: NA

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